Tratamento Cáries

Se for uma das muitas pessoas que precisam de tratamento para cárie, então sugerimos que não espere mais!

Mesmo quando faz o melhor possível para prevenir o aparecimento de cáries, pode acontecer que numa visita ao dentista se surpreenda e lhe seja identificada uma ou outra cárie pequenas.
Se isso acontecer, pode sentir-se tentado a não fazer de imediato o tratamento pois ainda não tem dores. Mas o adiamento tem consequências inevitavelmente. A cárie não se elimina a ela própria, e embora comece por ser um problema menor pode rapidamente transformar-se num problema sério.

Dentes sãos sem cáries = Saúde dentária

Caries a Laser

  • Com médicos especialistas
  • Com tratamentos também a laser
  • Terapia conservadora
  • Geralmente sem recurso a anestesia
  • Todos os dias, das 09 às 21:00
    (exceto sábados e domingos)

Porque temos cáries?

As cáries aparecem de forma natural quando os açucares presentes na bebida e na comida reagem com as bactérias que se encontram na placa dentária, formando ácidos. Sempre que ingerimos alimentos ou bebidas com açúcar, estes ácidos muito fortes atacam os dentes e começam gradualmente a dissolver o esmalte dos nossos dentes. Se não houver tratamento, a cárie vai prolongar-se através do esmalte e propagar-se até às camadas mais profundas do dente.
Não são só os açucares que são prejudiciais, pois também outro tipo de carbohidratos reagem com a placa dentária formando ácidos. Devemos por isso ter especial atenção ao que comemos e bebemos. As cáries são assim uma sorrateira doença que aparece normalmente sem nos darmos conta, e por isso é tão importante agendarmos uma consulta de check up com o nosso dentista.

Quais são os sintomas da cárie?

Os sintomas são variados e dependem essencialmente da extensão e localização da cárie. Ao principio talvez não tenha nenhum sintoma associado, contudo e logo que a cárie se torna maior, pode causar os seguintes sintomas:

  • Dor de cabeça
  • Sensibilidade dentária
  • dor quando ingere alimentos ou bebidas doces, frios ou quentes.
  • Visiveis buracos ou covas nos dentes
  • Manchas castanhas, negras ou brnacas na superficie do dente
  • Dor quando mastiga

O que acontece se não tratar a cárie?

A dor de dentes é um sinal de que devemos visitar o dentista imediatamente, pois é um forte sinal de que alguma coisa está mal. Se não fizermos nada, a situação vai muito provavelmente piorar, e pode-se eventualmente perder um dente, que de outra forma poderia ter sido salvo.

Qual o tratamento a fazer?

Se a cárie não for muito séria, o nosso dentista removerá toda a cárie e fará a restauração do dente com um produto em massa especifico de preenchimento. Algumas vezes o nervo situado dentro do dente pode já ter sido atingido e danificado. Neste caso será necessário desvitalizar o canal do dente com a remoção do nervo, e restaurar depois o dente ou colocar uma coroa se o dano ao dente for já bastante acentuado e a restauração não for já possível. Mas e se o dente estiver já em bastante mau estado e a cárie não puder ser tratada, o nosso dentista pode optar pela extração do dente.

O que fazer para proteger os dentes de cáries?

Logo que os nossos dentes molares (os dentes de trás) adultos apareçam e desde que não tenham cáries, um selante de fissuras pode ser feito para proteger os dentes. O selante é uma cobertura em plástico especial que preenche todas as pequenas fendas na superfície do dente, dando assim ao dente uma superfície lisa e muito mais fácil de limpar. Nas crianças os nossos dentistas utilizam um verniz flúor especifico que ajuda a reduzir as possibilidades do aparecimento de cáries.

Há mais alguma coisa a fazer?

É importante consultar os nossos dentistas regularmente. Ingira menos alimentos e bebidas que contenham açucares ou outros carbohidratos. Evitar doces entre as refeições já que aumenta o numero de vezes que os seus dentes estão expostos aos ataques dos ácidos.
Mastigar uma pastilha sem açucares durante 20 minutos após a refeição, pode pode ajudar a produzir mais saliva, e a eliminar os ácidos que produzem a placa dentária, nociva à saúde dos seus dentes.

caries a laser

Como é tratada a doença periodontal?

O grande objetivo do tratamento é controlar a infeção provocada pelas bactérias. O numero e os tipos de tratamentos vão variar em função da extensão e gravidade da doença apresentada por cada paciente. Mas é muito importante saber que qualquer tipo de tratamento requer que o paciente faça uma boa higiene oral diária também em casa. É possível que o nosso médico sugira algumas mudanças no estilo de vida, como por exemplo deixar de fumar (se for fumador).

Limpeza profunda.

O primeiro passo do tratamento é remover a placa através de um método especifico de limpeza profunda chamado de Raspagem ou Alisamento Radicular. Raspagem significa raspar o tártaro acima e abaixo da linha gengival. Alisamento radicular consiste em eliminar tecidos ásperos da raíz do dente, onde se localizam as bactérias que desenvolvem a doença. Na Extensão Médica, dispomos de tecnologia laser Erbium Yag específica para aumentar a qualidade e resultados do tratamento. O objetivo deste tratamento é reduzir o sangramento, inchaço e desconforto, e neste caso regredir, diminuir e manter os índices da doença em níveis muito baixos e não prejudiciais aos seus dentes.

Medicação.

Simultaneamente ao tratamento anterior de Raspagem e Alisamento Radicular, pode ser necessário incluir medicação especifica. Mas é muito importante saber que a medicação pode não substituir a necessidade de cirurgia periodontal. Dependendo da extensão e progresso da doença, o nosso médico especialista pode indicar o recurso ao tratamento cirúrgico, como unica forma de obter os melhores resultados

Cirurgia de Orla.

Esta é uma cirurgia que pode ser indicada, se a inflamação e as bolsas periodontias profundas não melhorarem com a medicação e o tratamento de limpeza profunda. Algumas vezes esta opção cirurgia é a adequada para remover os depósitos de tártaro e reduzir bolsas periodontais, tornando mais fácil manter limpa a área doente.

Enxerto gengival e tecido ósseo.

Em alguns casos, adicionalmente à cirurgia de Orla, o nosso médico poderá também indicar outro procedimento para ajudar à regeneração do tecido gengival e tecido ósseo perdidos devido à periodontite. O enxerto ósseo é feito na zona da perda de osso, para possibilitar o crescimento de osso. Em caso de perda de tecido gengival, é também possível o enxerto deste tipo de tecido, seja utilizando material sintético seja recorrendo a tecido localizado em outra área da boca.

Tratamento laser periodontal.

Na Extensão Médica e seguindo os últimos avanços científicos protocolares de tratamento periodontal, dispomos de tecnologia laser Erbium Yag específico complementar, para a desinfeção e remoção de tecido doente das bolsas periodontais, bem como para promover a estimulação de crescimento ósseo e gengival

Como pode manter os seus dentes e gengivas saudáveis?

  • Lave os dentes duas vezes ao dia (com pasta dentes com flúor)
  • Use fio dentário regularmente entre os dentes para remover a placa dentária.
  • Visite o nosso dentista periodontista para limpeza profunda e check up periodicos.