Endodontia e Desvitalização Dente

Milhões de dentes são tratados e salvos todos os anos com o tratamento de desvitalização dentária.

O tratamento de endodontia (chamado popularmente de desvitalização dentária) ajuda-nos a manter o nosso sorriso e a continuar a comer os alimentos que gostamos. Com o tratamento apropriado, a maioria dos dentes que tenham tido tratamento por endodontia, podem durar o mesmo tempo que qualquer outro dente e muitas vezes a vida inteira.

Salve e continue com o seu dente.

endodontia

  • Com Médicos especialistas
  • Com tratamento endodôntico
  • Na Extensão Médica com laser
  • Geralmente em 1 ou 2 sessões
  • Todos os dias, das 09 às 21:00
    (exceto sábados e domingos)

Porque pode precisar de tratamento?

Quando a polpa está inflamada ou infetada, é necessário recorrer ao tratamento de desvitalização, endodontia. A inflamação ou infeção pode ter variadas causas: cárie profunda, procedimentos dentários repetidos, fratura do dente. Se o tratamento endodontia não for feito, a infeção irá espalhar-se, haverá o risco potencial de dor, criação de abcesso, granuloma ou quisto, e o dente poderá eventualmente perder-se para sempre.

Como sabe se precisa de tratamento?

Os sinais que mostram a necessidade do tratamento endodôntico incluem dor, sensibilidade prolongada ao calor ou ao frio, sensibilidade ao toque e à mastigação, descoloração do dente, inchaço e edema, mas algumas vezes não há quaisquer sinais. É por isso importante a visita periódica ao dentista, pois através de exame de Raio X é possível ao médico conhecer se existe alguma infeção que possa requerer tratamento endodôntico.

e-m-endodontia2Dente saudável

e-m-endodontia3Dente com abcesso

e-m-endodontia4Polpa removida

e-m-endodontia5Canal fechado

e-m-endodontia6Preparação dente

e-m-endodontia7Restauração do dente

O tratamento

Para tratar a infeção na raiz do dente, as baterias responsáveis pela infeção têm de ser removidas e eliminadas. A solução é extrair o dente ou tentar salvá-lo, eliminando as baterias dentro da raiz do canal do dente. Depois de se removerem as baterias, o médico dentista endodontista fecha o canal e o dente é também fechado e restaurado com o produto de preenchimento ou por uma coroa. O tratamento endodôntico é realizado com recurso a anestesia local, e por isso o procedimento não deve ser doloroso nem desconfortável. Este é um tratamento em geral com bastante sucesso e o dente pode mesmo sobreviver permanentemente.

O que devemos saber mais?

O tratamento de desvitalização dentária é feito geralmente em 1 ou 2 sessões. Depois do tratamento o seu dente pode manter-se sensível durante a primeira ou mesmo na segunda semana. Dor forte ou inchaço não são comuns, e se acontecer, contacte o nosso dentista Extensão Médica de imediato.
Não esqueça também que mesmo depois da desvitalização do dente, pode voltar a ter uma cárie ou doença gengival. O tratamento endodôntico não protege o seu dente de outro tipo de problemas dentários. Com uma boa higiene oral e visitas regulares ao dentista, o seu dente pode durar o mesmo tempo que outro dente qualquer. Na maioria das vezes, o dente desvitalizado é salvo, contudo e por vezes, mesmo quando se fez tudo o que é possível para salvar o dente, isso não é possível e é necessário proceder à sua extração.